Quer pedir algo a alguém, peça a quem está muito ocupado.

SE VOCÊ QUER QUE ALGO SEJA FEITO, PEÇA A QUEM ESTÁ MUITO OCUPADO!

 

Esta máxima ouço desde muito tempo. Já me perguntei se realmente é verdadeira ou não.

Com o passar do tempo, percebi que, caso queira que algo seja realizado, peça a quem está muito ocupado. Só assim terá a certeza de que será levada a bom termo. É o que já se confirmou na lógica de Pareto (80/20), ou seja, 20% das pessoas, fazem, realizam tanto quanto 80% dos demais. Independente de qual sua atividade,

comece a perceber o quanto isto é verdadeiro; como alguns fazem mais do que a maioria dos demais.

 

FAZER MAIS QUE O COMBINADO

 

Buscando nos anais, lembrei-me de uma passagem ocorrida nos idos dos anos mil e oitocentos, onde os EUA encontravam-se em conflito com a Espanha. O presidente Americano, precisava mandar uma mensagem ao General Garcia, que se encontrava em algum lugar de Cuba. Acontece que naquela época não havia comunicação, Portanto, alguém tinha que levar esta mensagem. Foi quase unânime o coro que se fez dizendo que isto seria impossível, que ninguém teria condições de realizar tal façanha, que não havia a menor possibilidade devido à distância, e ninguém sabia onde o General se encontrava. Até que surgiu o Tenente Rowann, que pegou a mensagem, envolveu-a em plástico para que não se molhasse, amarrou-a ao peito e entregou-a ao General Garcia.

Veja só que atitude de líder, que exemplo de determinação. Ele não perguntou: “mas em qual lugar de Cuba ele se encontra; Como vou até Cuba; Como encontrá-lo num país tão grande”. Ele simplesmente foi e entregou-a. Pessoas com esta atitude, determinação, foco, cedo ou tarde serão reconhecidas.

 

QUEM VOCÊ ESCOLHE

 

Se alguém esta ou é mais ocupada do que outras, concluímos que trabalha mais e ou melhor do que as outras. E se você exerce algum cargo de liderança, fatalmente pedirá a esta pessoa para realizar determinada tarefa, porque terá a certeza de que seu pedido será realizado, mesmo sabendo que esta pessoa trabalha de forma geral, que não tem habilidade com aquilo especificamente, e que está disposta a fazer aquilo que lhe é pedido sem te dar trabalho, o famoso “não me traga problemas, me traga soluções”.

 

RECONHECIMENTO

 

Nos tempos em que atuei como Médico Veterinário, como clínico de grandes animais, éramos em vários profissionais. A grande maioria dos agricultores/pecuaristas tinham preferencia pelo meu atendimento. Acontece que em muitas ocasiões minha agenda estava totalmente tomada por dois ou mais dias. Gentilmente pedia a estes agricultores que pedissem a um dos outros profissionais, em razão da minha agenda, o que era imediatamente rechaçado por eles, preferindo arriscar a vida de seu animal doente, e aguardar minha visita. Isto me obrigava a fazer mais que o combinado, trabalhar mais, e entender melhor Pareto (80/20).

Esta dedicação ao trabalho, fazer mais que o combinado, fazer com amor o que deve ser feito, o atendimento cordial, o tratamento adequado, foi amplamente reconhecido, dentre outras formas de reconhecimento, a eleição à vereador por três eleições.

 

A QUAL TIME VOCÊ PERTENCE; 80% OU 20%?

 

Você é procurado para realizar tarefas…

Você tem iniciativa, mesmo que ninguém peça para realizar algo…

Faz mais que o combinado…

Exerce liderança….

Tem bons e duradouros relacionamentos…

As pessoas à sua volta confiam em ti…

É respeitado…

É uma pessoa de caráter…

 

OU

 

Utiliza a bengala das desculpas…

Seus olhos viciaram em enxergar defeitos…

Reclama de tudo ou quase….

Exímio em encontrar desculpas….

Ao lhe ser dado uma tarefa, você pergunta: mas porque eu… Como faz isto… Onde está mesmo...Porque não manda fulano...Sobra tudo pra mim…depois eu faço....

 

LEMBRE-SE

 

O mundo cada dia mais, pertence aos líderes verdadeiros, aqueles que tem atitude, convicção de que podem, que se destacam por sua determinação, iniciativa, pertence à quem tem seguidores, pessoas que tem um forte propósito em serem iguais, que mesmo diante de desafios que a maioria rejeita, esta pessoa enfrenta, mesmo sem ter a certeza de como fazer.

 

SEJA UM LÍDER, TENHA RELACIONAMENTOS DURADOUROS, SEJA DISPUTADO NO MERCADO, FAÇA MAIS QUE O COMBINADO, SEJA ACIMA DA MÉDIA!

 

NÓS , DA NOBRE TREINAMENTOS, PODEMOS TE AJUDAR!

 

Norberto Valentini

Mentor e Nobre Intrutor Sênior